Aproveitando talos, cascas e folhas

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Não jogue fora talos, folhas e cascas: o valor nutritivo de muitos vegetais e frutas será muito bem aproveitado em outras receitas. Nada de desperdício! 

- As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito ricas em nutrientes e ficam deliciosas se refogadas ou em recheios de tortas.
- Os talos do agrião e do espinafre contém muitas vitaminas. Experimente picá-los e refogá-los.
- As folhas externas (verde-escuras) de verduras são ricas em ferro. Procure aproveitá-las. Por exemplo, folhas de couve, talos de couve e talos de agrião ficam uma delícia batidos com suco de limão.
- As folhas de nabo e rabanete têm maior concentração de carboidratos, cálcio, fósforo e vitaminas A e C do que a raiz, a parte que habitualmente comemos. Use sua imaginação e aproveite tais partes em saladas, sopas e refogados.
- As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A. Faça um delicioso refogado com elas.
- Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. Ficam crocantes, além de nutritivas. É um ótimo aperetivo.
- Utilize as cascas de maçã para preparar sucos e chás.
- As sementes de abóbora são um ótimo aperetivo. Depois de lavá-las e secá-las, salgue-as e leve ao forno para tostar.
- As cascas de abacaxi, quando bem lavadas e fervidas, proporcionam um suco delicioso. É só deixar esfriar, adoçar, bater com gelo no liquidificador e matar a sede.
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