Culinária para Microondas

Seja o primeiro a comentar !!!



O forno de microondas veio para facilitar a vida de quem cozinha, mas principalmente daqueles que não podem dispender muito tempo com essa atividade. E para facilitar ainda mais a vida dessas pessoas, algumas dicas:

Utensílios adequados

Para evitar qualquer problema, use somente utensílios e acessórios adequados ao forno. Os materiais indicados são: 

- Vidro refratário, desde que não tenha detalhes metálicos
- Cerâmica vitrificada por dentro e por fora
- Plásticos próprios para microondas. Confira essa informação no rótulo da embalagem dos produtos. Plásticos inadequados podem liberar toxinas quando aquecidos.

Importante: quando for aquecer alimentos com alto teor de gordura ou açúcar, evite recipientes plásticos. O açúcar e a gordura atingem altas temperaturas, podendo deformar ou até derreter o plástico.

- Papel: guardanapos de papel e papel toalha brancos, papel manteiga e até pratos de papelão são práticos para cobrir e até reaquecer alimentos. Absorvem o excesso de gordura e evitam respingos no interior do forno. Evite os papéis reciclados, pois contém impurezas e podem liberar toxinas.
- Louça e porcelana mais resistentes e sem detalhes como frisos e acabamentos metálicos.

Como saber se um recipiente é adequado ao microondas

Coloque no forno, durante um minuto em potência alta, o recipiente vazio a ser testado, e ao lado, uma jarra de 250ml (adequada ao forno) com água. A água deverá esquentar e o recipiente ao lado deverá permanecer frio. Caso esquente, é sinal de que não deve ser utilizado, pois poderá sofrer um superaquecimento e quebrar.

Cozimento homogêneo

Os microondas cozinham rapidamente os alimentos, mas, às vezes, de forma irregular. Como o aquecimento acontece de fora para dentro, corre-se o risco do alimento ficar cru no meio e queimado nas bordas. Para obter um cozimento homogêneo, algumas dicas importantes:

- Prefira as travessas redondas, que proporcionam um cozimento mais uniforme.
- Se possível, arrume os alimentos em círculos.
- Coloque no centro do recipiente os alimentos que cozinham mais rápido, deixando as partes mais grossas nas bordas.
- O tempo de cozimento dos alimentos no forno microondas está diretamente ligado à quantidade. Quanto menor for a quantidade, mais rápido será o cozimento. Se possível, corte os alimentos em pedaços ou fatias e prefira as proporções menores.

Papel alumínio e forno de micrrondas: um casamento delicado

O papel alumínio, se usado em pequenos pedaços ou tirar, pode ser utilizado para proteger partes mais sensíveis dos alimentos, mas não deve entrar em contato com as paredes do forno. Ex: partes mais finas de um assado, como a ponta. Ou então as extremidades das coxas e das asas das aves.

Dicas

- Para acertar o ponto de cozimento dos alimentos, tire-os um pouco antes do forno e deixe-os 'descansando'. O procedimento de descanso permite o término do cozimento, evitando que o alimento fique duro e ressecado.

- Alimentos que possuam membrana ou película, como fígado de galinha, gema, ostra, salsucha, pimentão, entre outros, devem ser furados antes de irem para o forno microondas. Caso contrário, acumulam vapor e podem estourar. Alimentos com casca também devem ser pefurados antes de irem para o forno.

- O papel toalha e o papel manteiga são ideais para forrar assadeiras e formas de bolo, pois evitam que alimentos grudem no fundo, podendo ser retirados facilmente.

- Para reter a umidade, produzir vapor e evitar respingos de gordura no forno, experimente cobrir os alimentos antes de levá-los ao microondas. O vapor contribui para um cozimento mais rápido e homogêneo, além de amaciar os alimentos.

- Para deixar determinados alimentos - como as carnes brancas e mesmo as vermelhas - mais dourados, experimente passar molhos escuros, como o de soja ou molho inglês, ou até polvilhar um pouco de páprica. Vão ficar mais apetitosos e saborosos.

- Aves inteiras e pedaços grande de carnes devem ter suas extremidades protegidas com pequenos pedaços de papel alumínio durante o processo de cozimento para evitar que cozinhem demais.

- Para preparar sobremesas no microondas, prefira os recipiente refratários. O açúcar atinge alta temperatura durante o processo de cozimento e pode derreter materiais plásticos.

- Para que o chocolate não passe do ponto quando for derretê-lo no microondas, tire-o do forno assim que ficar brilhante e mexa-o até ficar homogêneo e cremoso.

- Não coloque sal diretamente nos legumes, ao cozinhá-los no microondas. Dissolva-o na água ou no molho, evitando que os legumes fiquem manchados.

- Quando fizer ovos no microondas, evite que a gema fique muito dura, tirando o ovo do forno com a clara levemente crua. Assim, ela termina de cozinhar enquanto 'descansa' e a gema fica no ponto desejado.

- Alimentos mais líquidos, como purê, molhos, ovos mexidos, ficam cozidos mais homogeneamente se mexidos durante o cozimento.

- Como a gordura atinge temperaturas muito altas, não faça frituras no microondas, pois os recipientes podem não aguentar e explodir.

- Para que caldas de açúcar queimado não fiquem amargas, retire-as do forno quando estiverem douradas, pois o cozimento continua por um tempo.

- Para esquentar pães sem que fiquem duros e ressecados, embrulhe-os em papel toalha e deixe-os apenas poucos segundos no microondas, cerca de 10 e 15 segundos.


Gostou? Então compartilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

No Response to "Culinária para Microondas"

Postar um comentário