Queijos

Seja o primeiro a comentar !!!

Queijos

Altamente nutritivo, o queijo possui proteínas, vitaminas e sais minerais. É indispensável na hora do aperetivo e acompanha várias receitas.
Existem três tipos de classificação para os queijos:

- Comuns: não necessitam de clima ou processo especial para serem produzidos.
- Fundidos: durante a fabricação, podem ou não passar pelo processo de fundição.
- Primeira qualidade: são os queijos mais nobres e finos. Precisam de condições especiais, como o clima e também muito cuidado na sua fabricação.

Principais tipos de queijos conhecidos e o vinho ideal

Brie: cremoso, nobre e de origem francesa. O brie é um dos preferidos pelos grandes apreciadores de queijos. Vinho ideal: tinto Cabernet.

Cacciocavalo: de origem italiana, possui esse nome pois seu formato se assemelha a um casco de cavalo. Versátil, acompanha várias receitas e é muito saboroso para servir como aperetivo. Vinho ideal: tinto seco.

Camembert: cremoso e levemente amargo, o Camembert é originário da França. Pode ser servido como sobremesa, acompanhando frutas, como pêra, uvas ou então como aperetivo. Vinho ideal: branco seco ou tinto fino.

Cheddar: de cor alaranjada, mais consistente, é de origem inglesa. É usado em algumas receitas de fondue. Vinho ideal: tinto leve.

Emmental: suíço, semiduro e muito saboroso, o Emmental é muito utilizado na preparação de fondues. Vinho ideal: branco demi sec, branco seco e tinto leve.

Estepe: levemente amarelado e de formato grande. É um dos componentes do fondue. Vinho ideal: branco leve.

Gorgonzola: de origem italiana, é um queijo semiduro, com sabor picante, casca fina e dura. A característica do gorgonzola são as manchas azul-esverdeadas. É ideal pra servir como aperetivo, em forma de patê e em canapés. Vinho ideal: tinto.

Gouda: queijo holandês de consistência cremosa e com pequenos buracos. Bom para aperetivos. Vinho ideal: tinto leve.

Gruyére: queijo suíço, de grandes dimensões. Pode ser fundido ou não. Acompanha vários pratos mas o principal é o fondue. Também é ótimo como aperetivo. Vinho ideal: tinto leve, branco seco e demi sec.

Minas Frescal: de origem brasileira, é um dos mais apreciados no país. Tem larga utilização, mas sem dúvida, a mais famosa é na sobremesa Romeu e Julieta. Vinho ideal: branco seco.

Mozzarela: muito utilizada na culinária italiana, a mozzarela está sempre presente nas pizzas, sanduíches e massas. Vinho ideal: tinto seco.

Parmesão: do tipo duro, com sabor forte e picante. É queijo de longa duração e possui cor amarelo-forte. É muito utilizado em massas e risotos, polvilhado e também como aperetivo. Vinho ideal: tinto encorpado.

Pecorino: produzido com leite de ovelha, é consistente, com sabor forte, mas derrete na boca. Vinho ideal: tinto encorpado.

Port Salut: fabricado originalmente pelos monges trapistas, na França, este queijo é cremoso e de aroma forte. Delicioso aperetivo. Vinho ideal: tinto encorpado.

Prato: muito utilizado em sanduíches, como aperetivo e em várias receitas. Alguns conhecedores do assunto afirmam que esse queijo foi criado no Brasil e surgiu no início do século XX. Vinho ideal: branco.

Provolone: de consistência firme e sabor picante. É muito solicitado na hora do aperetivo, à milanesa. Vinho ideal: tinto encorpado.

Queijo Fundido: existem vários tipos e sabores, mas todos apresentam consistência cremosa. Os queijos fundidos são muito utilizados em fondue, mas também acompanham bolachinhas e pães. Vinho ideal: tinto encorpado.

Reno: do tipo Gouda, em formato de bola e com casca vermelha. Vinho ideal: tinto leve.

Ricota: fresca, seca ou defumada, a ricota praticamente não tem gordura. É muito usada em recheio de massas, tortas, doces e patês. Vinho ideal: branco suave.

Roquefort: queijo duro ou semiduro, à base de leite de ovelha. Tem origem na região de Roquefort, no sul da França. Massa branco-cremosa, com traços verdes. Vinho ideal: tinto.

Tilsit: se enquadra na categoria de primeira qualidade. É considerado um dos melhores queijos. Contém em sa massa sementes de erva-doce ou kummel, possuindo um sabor especial. É ótimo para patês e aperetivos. Vinho ideal: branco jovem.
Gostou? Então compartilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

No Response to "Queijos"

Postar um comentário