Temperos

Seja o primeiro a comentar !!!

Temperos

Para realçar o sabor das suas receitas, exercite seu lado criativo e faça verdadeiras alquimias com temperos, especiarias e ervas aromáticas, conhecidas pelos franceses como finnes herbes. Um simples trivial pode se transformar num prato exótico e um jantar pode deixar saudades, se você acrescentar uma especiaria, dando seu toque pessoal. Através dos temperos, você pode 'personalizar' suas receitas e deixar todo mundo com água na boca. Só não esqueça de colocar os temperos aos poucos, para que não roubem o sabor dos alimentos. Abaixo, uma extensa lista de temperos para você consultar e usar sua imaginação.

Açafrão: de origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos e risotos.

Aipo (ou salsão): é utilizado como alimentos e condimentos em saladas, sopas e molhos. Na Grécia antiga,era considerado sagrado e foi utilizado em emblemas de nobres.

Alcapara: seus botões florais, de sabor acentuado, são utilizados em molhos, carnes, saladas e guarnições. Essa planta é nativa da região mediterrânea.

Alecrim (ou rosmarinho): com aroma forte e gosto acentuado, o alecrim enriquece o sabor de sopas, carnes, peixes, ensopados e grelhados.

Alfavaca: geralmente utilizada em molhos e sopas, a alfavaca tem um sabor adocicado e é muito parecida com manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas. Origem brasileira.

Alho: empregado como condimento em todos os tipos de pratos.

Alho-poró: utiliza-se tanto o bulbo quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches.

Azedinha: utilizada na cozinha egípcia e muito consumida pelos faraós. Existemdois tipos de azedinhos comestíveis: a francesa e a de jardim. Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas, em refogados, sopas e peixes.

Basilicão: da mesma família da alfavaca e do manjericão, o basilicão é originário da Áfricae pode ser utilizado fresco ou seco, em molhos.

Baunilha: descoberta no México em 1571, a baunila é um fruto tropical, amplamente utilizada em doces, bolos e sorvetes.

Bouquet-garni: palavra de origem francesa que significa um ramalhete de cheiros verdes. Geralmente é feito de tomilho, salsa, louro, manjericão, entre outros.

Canela: origináriado Ceilão e também cultivada na América do Sul e Índia, pode ser utilizada em pó ou em pau, em molhos, bolos, doces, caldas, pães e também em bebidas.

Cardamomo: um dos componentes do curry, o caramomo é um condimento aromático com sabor forte e adocicado, utilizado em sopas, carnes de porco, saladas, bolos, tortas, biscoitos, pudins e etc. É originário da Índia.

Cebola: muito versátil, a cebola é, além de tempero indispensável, usada como prato principal e até como decoração de pratos.

Cebolinha: originária da Sibéria, foi introduzida no Brasil, pelos portugueses. É perfeita para pratos salgados como carnes, peixes, refogados e sopas. Pode ser utilizado tanto o bulbo quanto as folhas.

Cerefólio: parecido com a salsinha, mas com sabor semelhante ao anis, é originário do Oriente e pode ser liso ou crespo. Muito utilizado em peixes, molhos e sopas.

Cheiro-verde: a salsa e a cebolinha, juntas, utilizadas para realçar sabores de patês, molhos e cozidos.

Coentro: muito utilizado em peixes e frutos do mar, sopas, molhos e saladas. É muito parecido com a salsa e tem aroma muito forte.

Colorau: é utilizado para dar mais cor aos alimentos.

Cominho: originário do Egito, é amplamente utilizado em molhos, carnes, pães, linguiças e queijos. Esta especiaria faz parte da composição do curry.

Cravo da Índia: muito utilizado em doces, chás, assados, molhos, picles, o cravo é conhecido na Índia, Egito e China desde 600 a.C. 

Curry: originário da Índia, o curry é uma mistura de várias especiarias, dentre elas o cominho e o cardamomo. De sabor acentuado e cor amarelo-forte, é muito usado em pratos orientais e em frango, carnes, peixes e molhos.

Endro: utilizado em molhos, patês, saladas e doces em calda, o endro veio da Índia.

Erva-doce: muito usada em bolos, doces em calda, pães, licores e chás.

Estragão: sabor forte e picante, utilizado em saladas, carnes, peixes, frangos, molhos e sopas.

Gengibre: raiz utilizada em bebidas quentes, pães, biscoitos, carnes e pratos orientais. é originário da África e Jamaica.

Hortelã: originária da Inglaterra, a hortelã é utilizada em pratos árabes, licores, doces, chás, saladas, sopas, molhos e também drinques.

Louro: largamente utilizado em molhos, ensopados, conservas, carnes, feijão, sopas, chás e vinha-d'alhos. É originário do Mediterrâneo.

Manjericão: fortemente aromático, é muito utilizado em molhos, carnes, sopas, peixes e pizzas.

Manjerona: originária do Oriente, a manjerona pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos e ovos.

Mostarda: pode ser encontrada em grãos, creme ou pó. É muito utilizada na preparação de picles, comida alemã, sanduíches e chucrutes.

Noz-moscada: utilizada tanto para salgados quanto para doces, pode ser encontrada em pó ou inteira, para ser ralada. Deixa um sabor diferente em recheios de massas, em carnes e até em coquetéis. Originária do Oriente.

Orégano: muito utilizado em molhos, bifes, pizza e também para temperar queijos para aperetivo. Originário do Mediterrâneo.

Papoula: as sementes dessa planta são utilizadas em salgadinhos e pães, além de doces, bolos e compotas, proporcionando um sabor amendoado.

Páprica: existem dois tipos: a apimentada e a doce, mais suave, utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves.


Pimenta-branca: extraída da pimenta-do-reino, é utilizada em pratos mais claros como molho branco.


Pimenta da Jamaica: muito usada na cozinha síria, também pode temperar carnes.


Pimenta-do-reino: utilizada em vinha-d'alhos, saladas, peixes e carnes. É originária da Índia.


Sálvia: originária do sul da Europa, a sálvia é muito utilizada em carnes, aves e vinha d'alhos.


Tomilho: é muito utilizado no preparo de molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes.

Gostou? Então compartilha!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

No Response to "Temperos"

Postar um comentário